07/12/2010

o que faz um técnico do seguro social? quanto ganha?

Para ser Técnico do Seguro Social (INSS) o candidato deve ter o certificado de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau) ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo ministério da educação (MEC).


A remuneração inicial pode ultrapassar R$ 2.980,00, devido ao auxílio-alimentação e gratificações, para uma jornada de 40 horas semanais.

Mas o que faz um técnico do seguro social? Basicamente realiza atendimento ao público, orienta e presta  informações aos segurados e usuários da Previdência Social. Além disso, realiza atividades de suporte e apoio técnico especializado às atividades de competência do INSS.

O último concurso, realizado em 2008, ofereceu 1.400 vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social (INSS) e 600 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social (INSS), distribuídas por todo o país.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou abertura de um novo concurso público com 1500 vagas para Técnico, cujo edital será publicado em breve.